E o segundo ponto da agenda estava relacionado com o processo de votação do candidato único concorrente para o cargo de Director Geral. Tal como estava previsto, o representante do Governo Central tomou a posse e foi integrada ao grupo.
De seguida, convidaram-se os membros da comissão eleitoral para procederem com o processo. Depois de lhes ser concedida a palavra, o presidente da Comissão Eleitoral (CE) apresentou um breve relatório dos passos que foram dados até se chegar a fase de votação. Todavia, o presidente da (CE) informou que a comissão, composta por 8 membros (3 do CR, 3 da Comunidade Académica e 2 do Governo Distrital e Provincial), havia constituído uma mesa de votação que tinha 1 presidente (Governo Provincial), vice-presidente (Governo Distrital) e 3 vogais (Comunidade Académica).
A estes coube a missão de explicar aos vontades como seria o processo, sendo que o primeiro momento seria a apresentação do manifesto eleitoral do candidato, seguida de perguntas e esclarecimentos e por fim a votação na urna. De seguida convidou-se o candidato único para apresentar o seu manifesto. Ao tomar a palavra o Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira, candidato à sua sucessão, apresentou as suas ideias para os destinos do ISPS, com enfoque para a consolidação das actividades iniciadas a quando da sua nomeação, pela primeira vez, em 2019. Portanto, o foco é a consolidação dos projectos iniciados. Após a apresentação e debate sobre os seus projectos , seguiu-se o processo de votação, onde apenas os membros em efectividade
é que têm direito a voto. Depois da verificação dos membros, em número de 12, seguiu-se à votação, onde o candidato amealhou12 votos dos membros presentes ficando deste momento com 100% dos votos válidos e consequentemente o candidato eleito para ocupar a vaga de Director Geral do ISPS. Terminado todo processo, os membros da mesa de voto leram a acta e o CR homologou o processo de votação, ficando por homologar os resultados tal como estão previsto no Calendário Eleitoral após a submissão do relatório final pela (CE) para posterior envio ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Segue abaixo a reportage fotográfica dos vários momentos.
2021 ISPS – Instituto Superior Politécnico de Songo. Todos direitos reservados.